top of page

O que é RPG?

 

RPG é a sigla inglesa de Role-Playing Game, que em português significa "jogo de interpretação de personagens". Consiste em um tipo de jogo no qual os jogadores desempenham o papel de um personagem em um cenário fictício. É um jogo diferente dos convencionais, pois não há ganhadores nem perdedores.

Os jogos RGP estimulam a imaginação e o raciocínio lógico, desenvolvem a criatividade, o relacionamento interpessoal e a cooperação mútua.

Cada jogo, também chamado de “sessão” ou “aventura”, terá o enredo definido pelo jogador, mediante um determinado sistema, isto é, um conjunto de regras definidas para cada personagem. A decisão de cada um influenciará no destino do jogo.

Em geral, cada aventura é constituída por um Mestre e os restantes jogadores. O Mestre tem a responsabilidade de criar a história, o cenário, a época, introduzir personagens secundários e julgar as ações dos personagens principais, de acordo com o sistema de jogo. Aos jogadores cabe a criação e controle do seu próprio personagem durante o jogo.

 

Os jogos de RPG via internet possuem diferentes modalidades e permitem a participação à distância de vários jogadores.

Modo Narração

Ação

A ação é o conjunto de acontecimentos que acontecem num determinado espaço e tempo. Aristóteles, em sua Poética, já afirmava que "sem acção não poderia haver tragédia". Sem dificuldade se estende o termo tragédia à narração, e assim a presença de acção é o primeiro elemento essencial ao texto narrativo.

 

Estrutura da narração

É a palavra que expressa compreensão a ação da narrativa é constituída por três ações: Intriga, Ação principal e Ação secundária.

  • Intriga: Ação considerada como um conjunto de acontecimentos que se sucedem, segundo um princípio de causalidade, com vista a um desenlace. A intriga é uma ação fechada.

  • Ação principal: Integra o conjunto de sequências narrativas que detêm maior importância ou relevo.

  • Ação secundária: A sua importância define-se em relação à principal, de que depende, por vezes; relata acontecimentos de menor relevo.

A narração consiste em arranjar uma sequência de fatos na qual os personagens se movimentam num determinado espaço à medida que o tempo passa. O texto narrativo é baseado na ação que envolve personagens, tempo, espaço e conflito. Seus elementos são: narrador, enredo, personagens, espaço e tempo.

 

Tempo

 

  • Tempo cronológico ou tempo da história - é o tempo em que a ação acontece.

  • Tempo histórico - refere-se à época ou momento histórico em que a ação se desenrola.

  • Tempo psicológico - é um tempo subjetivo, vivido ou sentido pela personagem, que flui em consonância com o seu estado de espírito.

  • Tempo do discurso - resulta do tratamento ou elaboração do tempo da história pelo narrador. Este pode escolher narrar os acontecimentos:

    • por ordem linear e neste caso poderá falar-se numa isocronia;

    • com alteração da ordem temporal (anisocronia), recorrendo à analepse (recuo a acontecimentos passados) ou à prolepse (antecipação de acontecimentos futuros); Ex: acontecimento 3-1-5-2 ect...

    • a um ritmo temporal ( medido pela relação entre a duração da história, medida em minutos, horas, dias, ect... e a duração do discurso medida em linha e páginas) igual ou semelhante, estamos de novo perante uma isocronia;

    • a um ritmo temporal diferente (anisocronia), neste caso o narrador pode servir- se elipses (omissão de acontecimentos), pausas (o tempo da história para para dar lugar a descrições, por exemplo) e de resumos ou sumários ( resumo de acontecimentos pouco relevantes ou preparação para eventos importantes).

 

 

Caracterização

 

 Direta

 

 1- Autocaracterização: a própria personagem refere as suas características.

2- Heterocaracterização: a caracterização da personagem é-nos facultada pelo narrador ou por outra personagem.

3- Indireta: O narrador põe a personagem em acção, cabendo ao leitor, através do seu comportamento e/ou da sua fala, traçar o seu retrato.

 

Espaço ou ambiente

 

 

  • Espaço ou Ambiente físico: é o espaço real, que serve de cenário à ação, onde as personagens se movem.

  • Espaço ou Ambiente social: é constituído pelo ambiente social, representando, por excelência, pelas personagens figurantes.

  • Espaço ou Ambiente psicológico: espaço interior da personagem, abarcando as suas vivências, os seus pensamentos e sentimentos.

O espaço ou ambiente pode ser desde uma praia a um lago congelado. De acordo com espaço ou ambiente é que os fatos da narração se desenrolam.

 

 

Narrador

 

Participação

  • Heterodiegético: Não participante.

  • Autodiegético: Participa como personagem principal.

  • Homodiegético: Participa como personagem secundária.1

 

 

 

ON e OFF

 

ON: Nome adotado por jogadores de RPG, "ON" ao pé da letra "ligado", pode ser representado que o personagem dentro do jogo esteja ligado. 

 

OFF: Nome adotado por jogadores de RPG, "OFF" ao pé da letra "desligado", pode ser representado avisando que o jogador saiu do personagem.

 

Parada diferenciar os dois dentro do jogo será necessário alguns códigos.

 

Códigos para jogar.

 

Asterisco *, ou Apostrofe ' : Para fazer a ação do personagem dentro da trama ou do jogo.

 

Parágrafo - : Para fazer a fala do personagem dentro da trama ou do jogo.

 

Aspas " : Para indicar uma fala, uma escrita, ou algo que o personagem viu e queira demonstrar, pode ser usado também

para representar o pensamento da personagem.

 

Parênteses ( ) : Quando a frase e escrita dentro do parênteses indica que o jogador está falando em OFF, ou seja, fora do personagem. 

 

 

Personagem:

 

Como criar a história da sua personagem? Vamos primeiro a algumas regras.

 

- Não deve criar seus personagem com caracteristicas de Deuses, como, super força, habilidades velozes... Você é um bruxo e não um Deus da mitologia grega. Bruxos sim, mais acima de tudo humanos.

- Dependendo do cargo que seu personagem for dentro da escola vai decidir a idade que ele(a) terá, sendo aluno, todo aluno começa com a idade de 11 anos.

- Caso queira caracteristicas espéciais a sua personagem você deverá conversar com o Diretor da Escola.

 

 

Seu personagem pode ter parentesco dentro da escola? 

-Sim pode, contando que as duas pessoas concordem com o combinado, lembrando que a história das personagens tem que ser vinculada de algum modo.

 

 

Para mais dúvidas não citadas aqui, pergunte no whatsapp.

 

Prof de Feitiços Wendel Poirot: (32) 8806-0532

Diretor John B. Poirot: (21) 9 8330-3621

 

FOLLOW ME

  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • c-youtube

© 2023 by Samanta Jonse. Proudly created with Wix.com

bottom of page